Claramente vemos, que o advento da pandemia realçou (ainda mais) a importância do universo online. Diante da necessidade da quarentena, grandes empresas aceleraram suas tecnologias de home-office e outras, comerciantes de produtos, abraçaram o e-commerce de vez. A crise acelerou quem estava resistente quanto a entrar no mundo virtual. Agora é uma questão de sobrevivência.
Mas, a crise é mesmo assim: relativiza alguns valores e revoluciona outros. Por anos, vimos a igreja enfatizando o domínio de um governo cristão congregacional local, em detrimento às ações de missões. Mas, desde o início foi assim, basta-nos lembrar da igreja primitiva que, após o crescimento da perseguição (At. 8.1), tive vários de seus membros espalhados por toda Judeia e Samaria. Assim, o evangelho era pregado.
Hoje, ainda que a obra missionária envie e deva continuar com ações de envio de missionários, uma igreja local pode ter sua voz ouvida nos quatro cantos da terra. Os testemunhos do alcance e da eficácia de uma mensagem online não param de ser atualizados. Quem nunca se beneficiou ao ouvir uma mensagem que aquecesse o seu coração?!
Talvez você esteja se perguntando: “Mas, e daí! O que posso fazer?” Bom, você pode contribuir (e muito) com esse processo. Se você é um pastor ou exerce alguma função de liderança, por exemplo, talvez seja o momento de tomar a iniciativa de produzir algum tipo de material que possa transpor o tempo e o espaço facilmente. Sim! Transpor o tempo e o espaço, pois é exatamente isso que a internet faz. Ainda hoje, ouço com a maior facilidade – ensinamentos de mestres – que já não estão entre nós; e o impacto é tremendo.
Talvez você pense ainda: “Mas, eu já estou velho para aprender a mexer com tudo isto: computador, programas, vídeos, escrita etc.? deixo-me compartilhar com você a experiência dos meus pais, a começar do meu velho. Ele tem hoje (2020) 72 anos. Tempos atrás, ele ousou comprar uma Smart TV de última geração. Confesso que, por um breve momento, pensei que ele não aprenderia os comandos e não conseguiria fazer muitas coisas. Hoje, pela repetição de ensinamentos recebidos, ele assiste até tutoriais no YouTube (rs…). Incrível! Quanto a minha mãe, sua experiência foi similar. Ela comprou um smartphone pela insistência dos filhos e passou quase um mês, dizendo que não conseguiria fazer nada com ele, além de ligar e receber chamadas. Era mesmo engraçado, afinal apesar de dizendo isso, vez ou outra, eu a via dando uma explorada no aparelho. Não deu outra: hoje ela praticamente usa e se beneficia de todos os recursos do aparelho.
Estamos diante de um caminho sem volta. Temos que explorar as possibilidades da internet. A igreja tem. As empresas, já o fazem. Indivíduos estão fazendo. Eu estou fazendo. Você também pode fazer. Não estou falando da ação simples e genérica de ter um perfil no Facebook, por exemplo, e vez ou outra, fazer uma postagem de um versículo bíblico para deixar as pessoas saberem que você crê em Deus. Estou falando de uma presença mais forte, constante e que impacte a vida das pessoas.
Se a proposta acima, de alguma forma, fez sentido para você, eu quero mostrar o caminho que eu fiz para chegar até aqui. Construir um blog, usar as mídias sociais, publicar textos, fazer vídeos, lives e ter o privilégio de receber comentários de pessoas gratas não tem preço. Para conhecer o treinamento de como construir tudo isso, basta clicar na imagem abaixo. Esse curso é considerado hoje, um dos principais cursos no Brasil que ensina sobre os tópicos acima; e que também pode levá-lo a ter renda, construindo um negócio lucrativo na internet. Clique e conheça, assim como eu fiz. Essa é minha forte recomendação para quem quer aprender a usar a internet como canal para expansão de seus talentos dados por Deus afim de que o nome dEle seja louvado. Bons estudos e boa prática.
Deixe um comentário