Tudo que Jesus fez nesta terra foi maravilhoso. Mas, pode ser que você seja um pouquinho parecido comigo e então, ficamos impressionados com cada palavra, não é mesmo? É por isso que sempre gostei do evangelho de João cujo foco são os discursos do Senhor.
Alistei abaixo as sete frases de Jesus na cruz, lembrando que foram seis horas de intensa dor e sofrimento. Sei que este apanhado pode resultar em outros números, como oito ou nove, e isto depende de uma análise em especial dos evangelhos sinóticos. Todavia, a lista abaixo, a meu ver, está perfeita. Vejamos:
“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”
Lc 23:34
Esta frase foi dita logo no início da crucificação, e expressa a grandeza do nosso Cristo em perdoar seus malfeitores. Maior poder tem aquele que perdoa. Hoje, as pessoas sequer conseguem pedir desculpas e reconciliação entre indivíduos se torna cada vez mais difícil, mesmo entre os “chamados irmãos”.
“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”
Lc 23:43
Amo esta frase porque ela nos revela que há um paraíso. Eu não creio da mortalidade da alma. Creio que imediatamente, quando um servo do Senhor morre, ele é recebido no paraíso celestial, e tem plena consciência de sua nova habitação.
“Eli, Eli, lamá sabactâni. ”
Mt 27:46
Esta frase significa: “Deus meu, Deus meu! Por que me desamparaste? Deve ser entendida como resultado do processo de identificação de Jesus com toda a humanidade pecadora. Como nosso salvador, Ele teve que suportar nosso pecado e por um instante sentiu-se separado do Pai. Para maior compreensão, sugiro que você leia os versos iniciais de Isaías 59.
“Mulher, eis aí o teu filho… Filho eis aí tua mãe.”
Jo 19:26,27
Acredita-se que neste momento da vida de Jesus, seu pai adotivo (José) já tivesse morrido. Maria, sua mãe, precisava de assistência e conforto. Certamente é por isso que a narrativa diz que desde aquele momento, João, o discípulo amado, recebeu a mãe de Jesus em sua casa.
“Tenho sede.”
Jo 19:28
Revelando sua humanidade, Jesus sentiu sede quando estava em pleno sofrimento na cruz. Mas, ao invés de ser tratado dignamente, deram-lhe, não água, mas vinagre. Com isso, cumpriu-se o Salmo 69.21 que diz: “ Na minha sede me deram a beber vinagre”.
“Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.”
LC 23:46
Jesus estava passando pelos momentos finais do seu sacrifício. Ele sabia que viera do Pai e que voltaria para Ele. Ao contrário do que os evolucionistas e materialistas pensam, há um espírito no homem e que sobrevive à morte. O Cristo, o ungido de Deus, desprender-se-ia do homem Jesus, enquanto corpo material corruptível. Na sua ressurreição, ele teria um outro corpo. Diante da morte, o único a quem podemos confiar o nosso espírito, é o Senhor Deus, e nossa garantia de sermos aceitos, é o sacrifício de Filho.
“Está consumado”.
Jo 19:30
Trata-se da tradução da palavra grega “Tetelestai.” Quando Jesus disse “está consumado”, Ele expirou, o véu do templo se rasgou de alto a baixo, significando que foi por ação divina. O mais significativo, no entanto, era o seu simbolismo, ou seja, daquele momento em diante, o caminho do Santo do Santos estava liberado para todos que aceitassem o sacrifício do Filho de Deus. O caminho ainda está liberado. Você já entrou por ele?
Celso Melo
Ipatinga/MG
Deixe um comentário