Você já imaginou um livro focando no Espírito Santo como sendo aquele que nos orienta no dia a dia? Normalmente você encontra muitos livros cuja temática são os dons espirituais ou os frutos do Espírito, ou o fruto do Espírito, como dizem alguns. Particularmente, eu acho interessante considerar frutos no plural, para fins didáticos e mesmo, no intuito de exercitar nossa autopercepção em relação ao caráter de Cristo em nós, pois é exatamente esse o propósito do fruto do Espírito – fazer-nos parecidos com Cristo.
“Como ser dirigido pelo Espírito de Deus” é baseado em dois versículos centrais. Primeiro em Rm 8.14 que nos diz: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. O segundo é um verso interessante no livro de provérbios (20.27): “O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo”. O autor começa fazendo uma diferenciação entre alma e espírito e depois foca nas várias formas do Espírito Santo nos conduzir. Em especial ele fala sobre o testemunho íntimo do Espírito, a voz tranquila e suave do seu espírito em contado com o Espírito Santo de Deus, e por último, ela fala sobre a voz do Espírito que é, como ele mesmo escreve, “tão real que parece que nos vem de fora para dentro”.
Kenneth Hagin foi um pastor muito criticado enquanto em vida, e ainda hoje o é. Todavia, como nunca me importei com polêmicas, ou seja, não me interessa se A ou B tem alguma coisa contra alguém; isso não me impede de conhecer esse alguém e de entrar em contato com sua obra. No caso específico de Kenneth Hagin, se eu tivesse evitado lê-lo, baseando-me nas críticas que soube a seu respeito, certamente muito conhecimento bíblico eu teria perdido. Conforme já escrevi em outros textos, é nesse mesmo espírito que o convido a pautar a sua vida, ou seja, não se baseie em críticas de terceiros; tenha suas próprias experiências e deixe Deus falar com você, de forma única e exclusiva. “Como ser dirigido pelo Espírito de Deus” é fantástico e levá-lo-á no mínimo a escutar mais o seu coração, sabendo que é no seu homem interior que o Espírito Santo habita, e é a partir daí que ele o guiará na sua vida, lembrando que não somente em questões de fé, mas também em todas as situações do seu viver.
Celso Melo
Ipatinga/MG
Deixe um comentário