Se você não acredita em batalha espiritual inteiramente, mas admite a possibilidade, então este livro pode ajudá-lo na compreensão do assunto, mesmo sendo uma ficção. Quando terminei sua leitura pela primeira vez em 1992, lembro-me de ter escrito: “Estou convicto da realidade da guerra espiritual em que estamos envolvidos, mas graças a Deus pelos seus inesgotáveis recursos, entre os quais suas milícias celestiais, a saber seus anjos que desempenham um papel essencial nos combates que temos no dia a dia”.
Para o título do livro, certamente Frank Peretti se inspirou nas palavras de Paulo aos efésios 6.12: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. Há também um texto no livro do profeta Daniel que nos apresenta um acontecimento real, envolvendo luta de anjos e demônios. Faço questão que você leia este texto; assim, sua convicção quanto ao tema guerra espiritual pode ser consolidada. Por ora, transcreverei apenas o verso 13 do capitulo 10 que são palavras do anjo Gabriel à Daniel: “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia”.
A influência deste livro foi tão marcante no final dos anos 80 e início de 90 que lembro-me da existência de vários congressos sobre batalha espiritual que se espalharam pelo país. Este livro era frequentemente citado. Embora se trate de um romance, sua leitura é intensa, fácil e certamente levará você a desejar orar mais, sabendo que a oração é a grande chave da nossa vitória espiritual.
Celso Melo
Ipatinga/MG
Deixe um comentário