Este livro marcou meus primeiros anos de caminhada cristã. Além de literatura cristã, frequentemente eu acabava lendo também livros de autoajuda. Quando me deparei com este pequeno livro, pensei se tratar de um livro desta natureza, mas me equivoquei. “O segredo do sucesso” não é um livro de psicologia do sucesso ou autoajuda convencional. Na época, eu estava à procura de trabalho, também vislumbrava um casamento, queria fazer a obra, realizar-me como pessoa, descobrir dons, aptidões; enfim, estava aberto ao meu desenvolvimento pessoal, procurando em Deus sucesso para minha vida. Mas, o que é sucesso afinal?
As respostas do Pr. Gary Haynes foram decisivas para mim. Se você também vive se perguntando o que é este tal de sucesso que muitos buscam, a leitura deste livreto de pouco mais de 100 páginas certamente fará você crer que sucesso é uma construção pessoal e tem a ver com sua relação com Deus. Ele contrasta definitivamente com a propaganda do sucesso moderno. Não é o que a mídia ensina… Não é o que o mercado de trabalho e seus veículos de marketing tentam nos fazer crer.
Gary Haynes conta sua própria experiência. Ele narra que por volta dos quinze anos teve uma visão na qual via a si mesmo pregando o evangelho com cerca de trinta anos de idade. Mas, por não querer ser “pastor”, desprezou a visão e não compartilhou-a com ninguém. Muito menos agiu em conformidade com ela. O tempo foi passando, e certa vez quando estava numa reunião de oração, ele ouviu um jovem que, em oração, o chamava pelo nome e lhe dizia: “Gary, você está correndo de mim e do meu chamado, mas eu estou lhe chamando para pregar.” O jovem estava falando em línguas e era em inglês. Haynes entendeu tudo, porque sabia o inglês. Esta foi uma impressionante experiência na qual o dom de línguas foi usado também como uma profecia, sem que houvesse a participação de um intérprete.
Portanto, sucesso é procurar realizar-se em Deus. É sondar o próprio coração, procurando sonhos grandes e genuínos, livres das influências da cultura geral e dos amigos que se tem. É sobretudo, buscar o caminho da individuação em Deus.
Celso Melo
Ipatinga- MG
Deixe um comentário