Diante das provações da vida, o impacto inicial que elas produzem, normalmente faz surgir respostas emocionais envolvidas no medo, tristeza, raiva e toda sorte de sentimentos negativos. Todavia, o problema está além da reação desses sentimentos imediatos. Está na resposta que damos. A reação é como um “ato reflexo”; já a resposta, é algo elaborado. Normalmente demanda um tempinho. Ainda que sejam minutos para a apreensão dos fatos.
Mas, o que você não deve fazer nunca, é considerar os seus sentimentos como sendo a verdade absoluta, afinal nada é mais fluido do que eles – os próprios sentimentos. Você deve procurar ter os olhos do seu entendimento abertos pela fé; não, pelo seu sentir.
Depois do impacto de um sentir que normalmente é negativo, avance e reflita sobre o que está causando desassossego em seu coração. Fazendo isso, avançará para a segunda dimensão da verdade, ou melhor, estará caminhando para se chegar até ela.
Mas, não pare nesse nível! Você também poderá conversar com irmãos na fé e buscar conselhos – uma espécie de razão compartilhada. Esse é o terceiro nível. Nele, sua reação emocional é questionada sob o olhar de uma terceira pessoa.
Mas, o grande ouro e momento magnífico ocorrerá quando Deus revelar-se a você no nível do que você está buscando. Quando Ele, pelo seu Espírito de sabedoria e revelação, abrir seus olhos em resposta à sua fé perseverante.
Costumo chamar esse nível de revelação como sendo a quarta dimensão da verdade. Aquela que transcende o que nos dizem os sentimentos, a razão pessoal e a razão compartilhada que é fruto do ato de conversar com os irmãos e obter conselhos.
Clique, assista e compartilhe com quem Deus colocar no seu coração. Essa é uma das principais maneiras de você me ajudar a levar essa mensagem a diante. Mas, saiba: não será apenas eu. Fazendo isso, você também estará presente. Até a próxima.
Deixe um comentário