Graça e misericórdia em tempo oportuno

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Celso Melo


“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente,  
junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”  (Hb 4.16).

O escritor aos hebreus nos convida a irmos confiadamente ao trono da graça. Isto fala da nossa necessidade perene de oração e de postura na própria oração, ou seja, é preciso orar com confiança. Achegar junto ao trono da graça também é ter intimidade com Deus, adorá-lo, temê-lo e praticar a consciência dele no nosso viver diário, em genuína devoção e vigilância. A razão para isto é: “a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.

Gosto de ver estas palavras perto uma da outra: Graça e misericórdia. A misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos. Através de sua misericórdia não recebemos o mal que justamente merecemos, havendo sempre um atenuante que poupa-nos da justa medida que corresponde à intensidade de nossas falhas. A misericórdia de Deus, portanto, é recebida na desproporcionalidade de sua disciplina para conosco, e sua graça, nós a encontramos nele pelas suas ações de bondade constantes em nossa vida. Não há, entretanto, qualificações para recebê-la como se pudéssemos pelos nossos próprios esforços atrair o olhar divino. O que nos dignifica é sermos achados em Cristo, afinal somos aceitos no amado, no seu santo filho Jesus (Ef 1.6).

Se o que nos dignifica é sermos achados em Cristo, qual seria ou quais seriam os caminhos e passos para tal posicionamento? A única coisa que nos é requerido é estarmos junto ao trono da graça, afinal por mais que Deus dispense seus dons, é preciso querer recebê-los através de um posicionamento em fé nEle. Prosseguindo, o escritor diz que graça e misericórdia são para ocasiões oportunas. Em outros termos, é na hora da batalha espiritual, na hora das necessidades materiais, na hora das enfermidades e da dor, da luta contra o desemprego, das ansiedades, da perseguição, do aperto existencial, da tristeza e até mesmo na hora da tentação, quando o convite ao pecado se faz presente. Estes são os momentos que para nós formam a ocasião oportuna na qual queremos e precisamos da misericórdia e graça do Senhor.

A ocasião oportuna todos nós facilmente a discernirmos, entretanto como somos habituados a buscar o Senhor somente quando ela chega, não conseguimos captar a mensagem que nos manda achegar confiadamente junto ao trono da graça antes da batalha. Esta é a mensagem do escritor aos hebreus que possui a seguinte sequência presente-futuro: “Acheguemo-nos” é algo para o presente, e ocasião oportuna – algo imprevisível e que nos remete ao “amanhã”.

A bíblia é repleta de exemplos reais que nos conduzem à percepção de que no mundo espiritual a estrutura da vitória é garantida antes da batalha e dos tempos de crise. Os sete anos de recessão e escassez que ocorreu na terra, mas que não foi problema para o povo do Egito é um exemplo a considerar. A história foi marcada pelo sonho de Faraó e a interpretação de José. As vacas e as espigas gordas representavam o tempo de bonança e tranqüilidade, enquanto as vacas e as espigas magras indicavam a crise que viria depois… O que foi feito? Sabemos que embora a escassez tenha abraçado os povos e nações vizinhas, o povo egípcio conseguiu vitória neste tempo de crise por ter agido com prudência nos tempos de tranquilidade e bonança. A vitória não veio por ações implementadas na crise, mas pela postura e ações administrativas tomadas no tempo de paz. Para isto, a liderança de José foi determinante.

Um outro exemplo extraordinário de como a batalha é vencida ‘antes’ dela é a batalha de Judá contra Moabe e Amon narrada no segundo livro das crônicas capitulo vinte. Quando o rei Josafá soube que os filhos de Moabe e Amon estavam vindo fazer guerra contra ele, a bíblia diz que ele temeu. Sua ação seguinte foi orar e convocar o povo. Esclareceu a situação, apregoou um jejum, e todo o Judá “estava de pé diante do Senhor”. Então, no meio da reunião algo sobrenatural aconteceu: O Espírito do Senhor se apoderou de um profeta que proclamou que aquela batalha não era deles, e que nela não teriam que lutar. Com efeito, os principais instrumentos de Judá estavam na mão dos levitas: Alaúdes, harpas e trombetas. Deus deu vitória ao povo através de sua busca e louvor a Ele.

A mensagem que fica para cada um de nós é um convite para que se busque o Senhor no tempo chamado hoje. O desespero açoita a todos que são surpreendidos pela batalha, e que para ela encontram-se despreparados, sem comunhão com Deus. O tempo de buscar o Senhor é o dia de hoje, pois a batalha pode surgir a qualquer momento. “Buscai o Senhor enquanto se pode achar”, diz o profeta.

Celso Melo
Ipatinga/ MG

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


4 Comentários

  • Renan Leite Dias disse:

    Graça e Paz, pastor, Deus te abençoe ricamente e lhe dê sempre sabedoria nas palavras. Ótima mensagem. Obrigado.

    1. Celso Melo disse:

      Muito agradecido amado. Deus faça prosperar seu ministério todos os dias afim de que vidas sejam edificadas pelas suas palavras, inclusive as de gratidão (Deus sabe todas as coisas…).

  • waleska toledo disse:

    Q Texto maravilhoso!

    1. Celso Melo disse:

      Graça e paz para você e sua família minha irmã! Nele encontramos Graça e misericórdia para a nossa caminhada. Que Deus te abençoe ricamente em todos os seus caminhos. Estamos ligados na mesma fonte. Grato pela leitura!

  • Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.