Existem palavras que normalmente andam juntas. E mais: quase andam uma atrás das outras numa cadeia sequencial de entendimento e revelação. Exemplos simples: “Ser” e “ter”; “ler” e “escrever”; “pensar” e “falar”; “aprender” e “praticar”; e a lista poderia prosseguir. Assim, afirmamos: “seja” primeiro, depois você terá. Seja um leitor em primeiro lugar, depois o escritor pode aparecer. Aprenda e por fim, pratique. Bom, “Identidade” e “propósito” também fazem parte destes vocábulos que estão sempre na órbita um do outro.
Como cristão, certamente você já se perguntou sobre o seu propósito. Jesus Cristo também tinha o seu: fazer a vontade do Pai. Como estudioso das Escrituras, elegi Atos 10:38 como sendo o verso que resume o propósito do Senhor. O texto diz: “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”. Embora o propósito do Pai para o Filho haveria de se consumar na cruz, durante três anos e meio Ele andou fazendo todas essas maravilhas, sendo cada uma delas expedientes do seu propósito.
Gosto de imaginar o cenário de uma grande fila na qual vários cristãos chegam diante de Deus e perguntam: “Deus, qual é o meu propósito?”. Gosto de imaginar o Senhor respondendo com outra pergunta: “Você realmente sabe quem você é?”. Essa é uma pergunta que tem a ver com identidade pessoal. Imaginando esse cenário, vejo que certamente teríamos muitos travamentos diante da pergunta recebida. Haveria silêncio, titubeios e respostas rasas.
Mas, quando imaginamos um Deus de amor, que não censura quem somos, os travamentos começam a cair. Cristo também se descobriu em Deus como filho amado. Antes de fazer qualquer coisa – logo após ser batizado por João – o Pai fez questão de afirmar que o amava (Lc 3.22).
Se você deseja fazer a obra de Deus, independentemente do que ela representa para você, certamente precisa entender e crer no amor de Deus sobre quem você é. Creia também: o amor d’Ele sobre você não está atrelado ao que você possa vir a fazer por Ele, mas sim a quem você é Nele. Antes de Jesus fazer tudo que fez, o Pai fez questão de afirmar que o amava. Assim foi com o Senhor; assim também é conosco.
Embarque nessa jornada comigo. E lembre-se: compartilhe este vídeo com quem Deus colocar no seu coração. Essa é uma forma valiosa de contribuir para o avanço do Projeto Alicerce da Fé. Até a próxima!
Deixe um comentário