Sei que muitas pessoas não olham com bons olhos para este autor, talvez pelo fato de que, em sendo seus escritos tão marcantes, foram capazes de influenciar a fundação do movimento chamado igreja local que, em última análise, acabou sendo na prática outra denominação com foco no evangelho e vivência da vida da igreja. Bom, como não estou compromissado a defender nenhuma denominação, me sinto livre para ler o que quiser e ter minhas próprias experiências e conclusões. É neste espírito que o convido a ler “Lições para o viver Cristão”.
O livro reúne diversos sermões de Watchman Nee, como se tivessem feito um esforço para colocar em uma única obra, suas principais mensagens. São vinte e quatro lições que poderiam facilmente integrar qualquer curso de discipulado. Eis as lições: O Batismo; pôr fim ao passado; separar-se do mundo; dar testemunho; conduzir pessoas a Cristo; se alguém pecar; consagração; confessar com a boca; ler a Bíblia; reunir-se; oração; levantar cedo; confessar e restituir; perdão e restauração; libertação; nossa vida; buscar a vontade de Deus; o perdão governamental; a disciplina de Deus; a disciplina do Espírito Santo; resistir ao Diabo; amar os irmãos; o sacerdócio; o corpo de Cristo.
Como você pode notar, os temas são bem abrangentes, de forma a tocar em vários aspectos da vida cristã. Obviamente que algumas lições acabam por nos marcar mais do que outras. Por exemplo: A lição levantar cedo foi para mim uma lição maravilhosa, haja vista que durante toda minha vida, eu considerei acordar e levantar cedinho como um dos princípios para um dia bem sucedido. Nesta lição, o autor narrou a experiência dele com o tema, e me levou a identificar-me com ele. Outra lição interessante foi a disciplina de Deus, bem como a disciplina do Espírito Santo. Se você é daqueles que foi ensinado que a disciplina de Deus se equivale ao ato da igreja excluir pessoas, digo que essa lição é para você. Mas não se preocupe: eu também fui ensinado dessa forma.
Bom, como minha intenção é apenas apresentar livros que me marcaram, sem fazer uma resenha completa deles, vou ficando por aqui. Espero que, em havendo oportunidade, leia sem qualquer preconceito Watchman Nee, pois certamente fará bem ao seu coração.
Celso Melo,
Ipatinga/MG
Deixe um comentário