A fé procede do seu espírito (2Co 4:13). Não é simplesmente uma sensação em seu corpo e nem um simples pensamento em sua mente. A presença de pensamentos contrários ao que você crê e sentimentos negativos não indicam a morte de sua fé. Toda pessoa que segue a Cristo tem fé (Ef 2:8; Rm 12:3; Jd v.3). O Espírito Santo está dentro dela. Mesmo que não sinta sua fé, ela existe em seu espírito; e tudo isso porque foi regenerada e nela habita o Espírito de Cristo (2Co 4:16).
Se você fizer uma confissão negativa, contrária às promessas bíblicas, você estará simplesmente expressando o que está sentindo (os sentimentos ou sentidos são a voz do corpo); enquanto sua fé permanece no âmago de seu ser, no seu espírito, como um imenso potencial inativo. Obviamente, se permanecer nesse estado, não estará canalizando sua fé corretamente, e os resultados não chegarão, afinal você prendeu sua fé em um cativeiro. Por ser espírito, alma e corpo, você pode:
- Identificar em você pensamentos e sentimentos contrários a sua fé. Isso acontecerá se der lugar a pensamentos contrários aos seus alvos. Nessas ocasiões, não se trata de uma manifestação do seu “homem interior”, mas sim de sua mente natural, e que deve ser confrontada pela sua fé e visão do propósito que você tem.
- Crer verdadeiramente… e ainda assim não sentir, em dado momento, a realidade daquilo que crê e deseja. Mas, conquanto isto seja possível, tal fato não certifica que sua fé deixou de existir. Na verdade, ela está em seu coração, isto é, no seu espírito. É preciso saber que os sentimentos são instáveis e são condicionados aos mais variados fatores, como por exemplo, nossa vida alimentar, qualidade do nosso sono, saúde, estresse no trabalho e também familiar.
- Pensar positivamente acerca daquilo que você deseja e sentir essa realidade, já no momento presente. Esse é o estado ideal que deve constituir sua meta diária.
A fé operacional deve superar quaisquer oponentes: pensamentos duvidosos, sensações de desalento, circunstâncias adversas, o que os olhos vêm, os ouvidos ouvem etc. Esse combate se faz com as seguintes táticas:
1-Leitura constante da Palavra, em especial, de suas promessas. Não se trata de simplesmente ler para decorar e repetir. Ou ler como dever de casa para impressionar a Deus e fazer com Ele uma barganha. A leitura bíblica é muito mais uma questão nutritiva (alimento espiritual) do que uma questão de conhecimento.
2-Orações. A oração é o combustível espiritual que aciona a fé. Podemos ilustrar essa verdade dizendo que assim como a água é o habitat natural do peixe e ele não sobrevive fora d’água, uma vida de oração é o habitat da fé e sem ela jamais a fé será eficiente.
3-Louvores de ações de graça a Deus pela resposta já no momento presente.
4-Expressões de fé. Procure expressar com seus lábios a realidade desejada e que está sendo sustentada pela fé. Longe de ser simplesmente uma confissão positiva, esse é um ato de liberar a fé e ser perseverante.
5-Vigilância no falar. Evite dizer palavras contrárias à realidade esperada. Tão pouco, expresse sensações e sentimentos pessimistas que possam surgir no seu coração; e nem pensamentos negativos em sua mente, pois a fé operará mesmo havendo pensamentos de dúvidas em você. Lembre-se: ela se origina do coração e não da mente. É no coração que as dúvidas não devem estar. Todos sentimentos negativos e sensações de fraqueza devem ser trazidos aos pés do Senhor em oração.
Celso Melo
Ipatinga /MG
Deixe um comentário